Capatazia e seu Impacto na Importação

A Capatazia, também conhecida como Terminal Handling Charge (THC), é uma atividade essencial no Comércio Exterior.

Trata-se do processo de movimentação de cargas nas zonas primárias e secundárias, em portos e Estações Aduaneiras de Interior (EADI). Executado por profissionais autônomos ou empresas privadas, responsáveis pela carga, descarga e armazenagem.

Esses profissionais desempenham papel fundamental no comércio exterior, garantindo a eficiência logística, mas a inclusão da Capatazia na base de cálculo pode implicar em mais impostos sobre importações.

Qual o custo:

No contexto do Comércio Exterior, a Capatazia se relaciona com todos os custos envolvidos na manipulação e armazenagem da carga nos portos.

Para entender melhor seu impacto, é preciso primeiramente entender a base de cálculo da importação.

Segundo o artigo 57 do Regulamento Aduaneiro, a base de cálculo da importação engloba o valor da mercadoria, o frete, o seguro e as despesas aduaneiras.

No entanto, a Instrução Normativa 327 (IN/SRF Nº 327/03) da Receita Federal, instaurada em 2003, incluiu a Capatazia nesse cálculo, contradizendo a redação original do artigo 57.

Essa alteração pode ter implicações para as empresas, que passaram a pagar mais impostos sobre as importações devido à Capatazia na base de cálculo.

Empresas podem buscar restituição de valores pagos indevidamente com mandado de segurança, até cinco anos antes do processo.

No entanto, se a Capatazia não for incluída na base de cálculo, a mercadoria pode ser direcionada ao canal vermelho, atrasando a importação.

Nesse sentido, algumas empresas optam por incluir o valor da Capatazia na base de cálculo e, posteriormente, buscar a restituição dos valores pagos por meio de um advogado.

A Capatazia é calculada com base no tarifário do agente de carga, podendo ser cobrada por contêiner ou proporcionalmente ao volume importado em casos de carga solta.

Equação a seguir (IN/SRF Nº 327/03): Valor da mercadoria + Frete + Seguro + Despesas Aduaneiras.

A Capatazia possui uma relevância significativa no Comércio Exterior, uma vez que impacta diretamente o valor total de uma importação.

A despesa com Capatazia, quando devidamente considerada na base de cálculo, pode evitar interrupções no processo de importação e evitar prejuízos ainda maiores para o importador.

Quer saber muito mais assuntos como esse? Acompanhe toda a semana nossas rede sociais, e principalmente nosso blog! Dentro dele haverá diversidade de assuntos do comércio Exterior!

Deixe um comentário