O QUE É DUE
Novo Processo de Exportação com a Declaração Única de Exportação (DUE)
Para uma exportação ser realizada nas suas diversas formas e possibilidades, a DUE deverá atender a uma série de requisitos e exigências dos órgãos anuentes responsáveis pelo controle do comércio exterior, em especial a Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB.
Uma das principais modificações trazidas pela implementação da DUE é, como regra geral, a elaboração deste documento exclusivamente a partir das Notas Fiscais de Exportação – NFs.
Como um todo, o processo se tornou mais simplificado e objetivo por meio do chamado Portal Único Siscomex, oportunizando o uso em uma “janela única” e a reunião de informações de diferentes naturezas: aduaneira, administrativa, comercial, financeira, fiscal e logística.
Caso a empresa emita pouca DUEs em um período de um mês, por exemplo, basta acessar o Portal Único Siscomex e preencher os dados de forma manual. No entanto, quando o volume de DUEs é elevado, ou até mesmo a quantidade de itens por NF é significativo, o trabalho manual se torna dispendioso e sujeito a erros.
Para facilitar o processo e atender a todos os requisitos da DUE, a Visonet desenvolveu um sistema com tecnologia webservice, totalmente automatizado, capaz de fazer muitos registros em poucos minutos pela aplicação de técnicas de big data e business intelligence. Sem contar a possibilidade de integração com os sistemas de gestão, os ERPs, tornando as operações ainda mais seguras e dinâmicas.
Dependendo da necessidade do cliente, o sistema pode ser operado pela própria Visonet ou diretamente no ambiente do exportador, sempre de forma integrada e sem intermediários.
Por ser parte de uma solução híbrida, o exportador pode ainda fazer uso de um simulador para validação completa das informações, aprendizado e reciclagem.
Saiba mais em VISOdue