Drawback para seu negócio?

drawback

A proposta do título é exatamente essa, provocar um questionamento sobre o que é o Drawback e como o Drawback pode ampliar seu negócio para se destacar no mercado internacional? Nós da VISONET queremos desmistificar o que é e para que serve.

Segundo dados do governo, o percentual de exportações com Drawback vem caindo e isso é um sinal de alerta, principalmente para nós que trabalhamos com esse benefício tão importante para os Exportadores Brasileiros.

Veja abaixo, o gráfico do site do governo (link) para você possa acompanhar o quanto o Drawback representa nas nossas exportações atuais. Os números das exportações com Drawback são de 2015 a 2020.

Como se pode notar, o número de exportações com Drawback vem caindo e nosso objetivo, aqui da VISONET, é justamente ao contrário. Um dos nossos objetivos é promover cada vez mais o Drawback, pois acreditamos que as empresas, assim como a sua, se você é um empresário ou gestor de um negócio que exporta, é ampliar cada vez mais seu negócio para além das fronteiras.

O que o Drawback pode fazer para ampliar seu negócio?

Essa pergunta é muito frequente quando as empresas estão buscando uma alternativa de reduzir custos com suas importações e até compras no mercado nacional para fabricação dos produtos exportados.

Se você já acompanha nosso Canal do YouTube já viu que nosso Diretor Angelo Virtuoso realizou uma Live sobre o assunto no dia 27 de maio de 2021 com o título: Drawback – gerando mais negócios para sua empresa, e lá ele nos conta como o Drawback pode contribuir para sua empresa a nível de negócios.

Nosso diretor Angelo Virtuoso também comentou na ocasião que estamos preparando uma nova série sobre Drawback buscando atender essa necessidade do mercado de ter mais informações para ampliar seus negócios nos diversos níveis, como Operações em Drawback, Gestão de Risco em Compliance e no final devemos fazer um apanhado de todos esses temas para fazer o nexo entre todas elas. É praticamente um mini-curso de Drawback que você poderá acompanhar gratuitamente no nosso Canal do YouTube.

O Drawback pode contribuir para o seu negócio através de diversas formas e uma grande vantagem é se tornar mais competitivo no mercado externo uma vez que seu produto exportado tem um custo menor com a redução dos tributos suspensos ou isentos na aquisição dos insumos importados ou nacionais.

Quais são os tributos que a empresa se beneficia com o Drawback para ampliar seu negócio?

Entenda quais são os tributos que a sua empresa pode se beneficiar com as operações de Drawback:

II – Imposto de Importação

IPI – Imposto sobre Produto Industrializado

PIS – Programa de Integração Social

COFINS – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social

ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços

AFRMM – Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante

Quais os benefícios em cada modalidade de Drawback?

Falamos em modalidade mais acima então veja abaixo quais sãos os tributos que cada modalidade pode se beneficiar:
Na modalidade Suspensão: II, IPI, PIS, COFINS, ICMS, AFRMM
Na modalidade Isenção: II, IPI, PIS, COFINS

Quer saber mais sobre?

Então nos acompanhe que estamos preparando materiais exclusivos que só a VISONET tem para ajudar você e seu negócio a crescerem.

Nos acompanhe nas Redes Sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/visonet.tecnologia
Facebook: https://www.facebook.com/Visonet/
LinkedIn: https://br.linkedin.com/company/visonet-tecnologia
Mais informações: contato@visonet.net
WhatsApp (51)3396-8435