O Comércio Exterior em 2021, como você pode se preparar?

Caderno com 2021 escrito, canetas, duas mãos, um xícara de café.

Ao longo deste ano, todos nós passamos por muitas transformações. Foi necessário repensarmos diversos aspectos da nossa vida, inclusive, nossa rotina profissional.

Por isso, decidimos abordar por aqui alguns temas que podem te auxiliar a entrar nesse novo fluxo, entendendo as mudanças para o comércio exterior em 2021 e como você pode se preparar.

Este texto é o primeiro de uma série em que falaremos sobre diversos temas, dialogando com você que está nos lendo e vivenciando tudo isso conosco.

Cotidiano tecnológico

Trabalhar em computadores e utilizando a internet parece algo muito natural e já dominado pela maioria hoje, mas durante 2020 percebemos o quanto ainda temos dúvidas nesse sentido.

O trabalho remoto nos colocou em contato com a necessidade do domínio de como acessar, preencher adequadamente e enviar tabelas, compartilhar, utilizar redes sociais, utilizar chamadas de vídeo e tantos outros recursos.

E aí? Como foi isso para você? Quando o sistema trava, quando a tabela não salva, quando a câmera não abre no momento que precisa. Foram nesses momentos que percebemos o quanto ainda temos a aprender.

Mesmo porque, esse mundo digital é muito dinâmico, todos os dias temos alguma novidade. E por onde começar, não é mesmo?

O importante é antes de mais nada refletirmos sobre as nossas atividades diárias e como a tecnologia pode nos ajudar.

Se você usa muitas tabelas, é super válido buscar um curso de Excel, já se você utiliza mais materiais em Word, um curso de Excel pode não ser tão essencial assim.

E para o dia a dia no Comex, quais sistemas são mais utilizados?

No Comércio Exterior as principais rotinas envolvem arquivos em Word, tabelas em Excel, acessos a sites oficiais e utilização de Certificados Digitais nos sistemas próprios do governo, como no caso da elaboração da DU-E ou da DI e LI, ou ainda DUIMP.

Tela do site Portal Único Siscomex.
Fonte: Portal Único Siscomex

Uma dica para quem está iniciando é procurar um curso básico tanto de Word como Excel para ter uma base de como utilizar esses recursos. Mas principalmente buscar entender os sistemas que são utilizados para elaboração de documentos. Anota aí alguns deles;

Na importação: Siscomex Web para elaboração de Licença de Importação (LI) e a Declaração de Importação (DI). E esses sistemas estão em fase de transição para a Duimp – Declaração Única de Importação. Busque aprender sobre esse novo sistema que será um grande diferencial para os profissionais do comex.

Na exportação: A DUE – Declaração Única de Exportação. É um sistema recente, está válido desde junho de 2018 mas já está em todas as empresas atualmente. Então, é super válido aprender sobre isso também.

Aqui na VISONET utilizamos o Teams para chamadas de vídeo. Para nós aqui é uma excelente ferramenta que auxilia nas apresentações internas e reuniões de alinhamento das equipes. Alguns clientes utilizam o Meet do Google. Ambas são excelentes ferramentas. E você, qual ferramenta de comunicação utiliza aí com seus clientes e fornecedores? 🙂 

Então, você já conhece esses sistemas? Conta aqui nos comentários quais desses assuntos você já está super por dentro e quais ainda quer aprender?

Também, para mais conteúdos, acompanhe nosso blog e mídias sociais. No YouTube possuímos um canal para ter mais conteúdos interessantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *