A importância dos checklists no Comércio Exterior

Moça fazendo checklist.

No Comércio Exterior algumas habilidades são fundamentais no dia a dia, entre elas, a organização. Devido a todos os documentos que devemos conferir, ter uma organização nessa conferência é garantir um trabalho muito mais eficiente e produtivo.

Mas como iniciar? Hoje, a nossa dica vai te ajudar a descobrir como os checklists podem tornar esse processo mais prático.

Entendendo os checklists

Checklists são listas de informações necessárias para realizarmos uma tarefa. Assim, podemos identificar o que é necessário fazer em uma sequência mais lógica e prática.

Então, para criarmos um checklist é preciso identificar quais são as informações essenciais que precisam ser verificadas.

Fazendo checklist no Comércio Exterior

Como no Comércio Exterior existem instruções e legislações específicas para a documentação utilizada. Alguns checklists você encontra no próprio Regulamento Aduaneiro.

Por exemplo, um desses documentos é a Fatura Comercial, também conhecida como Commercial Invoice. As informações que ela precisa mencionar estão listadas lá, no artigo 557 do Regulamento Aduaneiro.

Outros documentos utilizados na exportação, são a nota fiscal, conhecimento de embarque, LPCO quando é necessário alguma anuência. Na importação, você receberá essa documentação do exportador e por isso, também será necessário a conferência.

Então, para te ajudar, nós elaboramos um checklist da Fatura Comercial para você baixar e utilizar quando precisar.

Faça você também!

Agora você tem um exemplo de checklist para baixar e já sabe que o checklist é uma lista de informações essenciais a serem conferidas.

Pense agora sobre as atividades que você exerce, os procedimentos e informações que elas envolvem e crie você também os seus próprios checklists. 

Lembre-se de dar aquela pesquisadinha no Regulamento Aduaneiro que talvez, o checklist que você procura já esteja por lá.

Você vai notar o quanto a organização ajuda a otimizar as tarefas diárias, tirar da cabeça a preocupação de ter esquecido algo, de não ter conferido uma informação importante ou ter perdido um prazo.

Porque quando você se organiza, você desocupa a mente para aprender mais, se aperfeiçoar, ter novas ideias e projetos que vão ampliar as suas oportunidades.

E aí, gostou da dica de hoje? Então me conta nos comentários como você se organiza? E se já utiliza checklist no seu dia a dia.

Também, para mais conteúdos, acompanhe nosso blog. No YouTube possuímos um canal para ter mais conteúdos interessantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *