Bom, O que é CFOP? É a sigla de Código Fiscal de Operações e Prestações, de entrada e saída de mercadoria, intermunicipal e interestadual. Trata-se de um código numérico que representa a natureza de circulação da mercadoria ou a prestação de serviço de transportes.
A CFOP serve para identificar qual o tipo de tributação que a mercadoria está sujeita diante do Fisco, se vai recolher impostos ou não. Também vai facilitar o controle e fiscalização da mercadoria.
Agora, vamos abordar a importância e os tipos de Código Fiscal de Operações e Prestações de saída.
Qual a importância do CFOP?
O CFOP indica como a operação irá se suceder no decorrer do processo, a importância da classificação, feita pelo analista fiscal da empresa, correta é se vai recolher impostos ou não. A classificação errada pode atrasar o fluxo da logística da mercadoria, pois terá retrabalho para regularizar a situação diante da Receita Federal, ocasionando custos desnecessários e ruídos entre as partes incluídas na negociação.
Com o advento da DUE, a aplicação do CFOP e a ligação da informação ficou mais interligada entre a Nota Fiscal Eletrônica e o Portal Único. Uma grande dica para você, atentar para o Código Fiscal de Operações e Prestações, pois é fundamental para identificação da operação que será realizada.
Iremos seguir falando sobre os tipos de Código Fiscal de Operações e Prestações, abaixo.
Temos exemplos de CFOP de entrada e saída?
Sim, no texto abordamos esse assunto abaixo, a relação dos CFOP de entrada e saída:
- Entrada – 1.000: Entrada ou aquisição de serviços do estado; 2.000: Entrada ou aquisição de serviços de outros estados; e 3.000: Entrada ou aquisição de serviços do exterior.
- Saída – 5.000: Saídas ou prestações de serviços para o estado; 6.000: Saídas ou prestações de serviços para outros estados; e 7.000: Saídas ou prestações de serviços para o exterior.
Tipos de CFOP de saída?
No texto, vamos abordar o assunto CFOP e seus tipos nesta seção. Iremos descrever cada Código Fiscal de Operações e Prestações de saída, os mais importantes, um por um. Então, vamos começar:
CFOP 7101 – Venda de produção do estabelecimento.
O código é sobre venda de produto industrializado ou produzido pelo estabelecimento. A CFOP 7101 é classificada para vendas de mercadorias por estabelecimento industrial de cooperativa ou produtor rural de cooperativa.
CFOP 7102 – Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.
Agora, o código 7102 destina-se a venda de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros para industrialização ou comercialização.
CFOP 7127 – Venda de produção do estabelecimento sob o regime de Drawback.
O CFOP 7127 apresenta a classificação de vendas de produto industrializado amparado sobre o regime Drawback, seu Código Fiscal de Operações e Prestações correspondente da compra é 3127, compra para industrialização amparada na utilização de Drawback.
CFOP 7501 – Exportação de mercadorias recebidas com fim específico de exportação.
Bom, o código 7501 trata sobre a operação de exportações recebidas, anteriormente, com uma forma específica de exportação, sendo o código 1501 ou o código 2501.
CFOP 7551 – Venda de bem do ativo imobilizado.
Sobre o código 7551 vai corresponder às operações de venda de bens integrantes do ativo imobilizado.
CFOP 7930 – Lançamento efetuado a título de devolução de bem cuja entrada tenha ocorrido sob amparo de regime especial aduaneiro de admissão temporária.
O código relatado, agora, é o 7930 que desenvolve a ideia de lançamentos efetuados a título de saída em devolução de bens cuja entrada tenha ocorrido sob amparo de regime especial aduaneiro de admissão temporária.
CFOP 7949 – Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado.
Agora, o código 7949 trata o assunto de outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores.
CFOP 5501 – Remessa de produção do estabelecimento, com fim específico de exportação.
Chegando agora, o código de 5501 que é sobre as saídas de produtos industrializados pelo estabelecimento, remetidos com fim específico de exportação a trading company, empresa comercial exportadora ou outro estabelecimento do remetente.
CFOP 5502 – Remessa de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, com fim específico de exportação.
O código 5502 tem a ideia de representar as saídas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros, remetidas com fim específico de exportação a trading company, empresa comercial exportadora ou outro estabelecimento do remetente.
CFOP 5949 – Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado.
Bom, ainda sobre o CFOP temos o 5949 que trata o assunto de outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores.
CFOP 6501 – Remessa de produção do estabelecimento, com fim específico de exportação.
No último CFOP da lista que apresentamos é o 6501, tratando sobre as saídas de produtos industrializados pelo estabelecimento, remetidos com fim específico de exportação a trading company, empresa comercial exportadora ou outro estabelecimento do remetente.
Como foi demonstrado cada processo deve se encaixar uma opção, assim evitando problemas futuros e atrasos no processo. É uma questão de classificar corretamente.
Para ter mais conteúdos assim, acompanhe nosso blog e nossas redes sociais. No YouTube possuímos um canal para ajudar vocês com mais conteúdos interessantes.