CFOP: O Que é e Seus Tipos

Uma caixa sendo embalada

Bom, O que é CFOP? É a sigla de Código Fiscal de Operações e Prestações, de entrada e saída de mercadoria, intermunicipal e interestadual. Trata-se de um código numérico que representa a natureza de circulação da mercadoria ou a prestação de serviço de transportes.

A CFOP serve para identificar qual o tipo de tributação que a mercadoria está sujeita diante do Fisco, se vai recolher impostos ou não. Também vai facilitar o controle e fiscalização da mercadoria.

Agora, vamos abordar a importância  e os tipos de Código Fiscal de Operações e Prestações de saída.

Qual a importância do CFOP?

O CFOP indica como a operação irá se suceder no decorrer do processo, a importância da classificação, feita pelo analista fiscal da empresa, correta é se vai recolher impostos ou não. A classificação errada pode atrasar o fluxo da logística da mercadoria, pois terá retrabalho para regularizar a situação diante da Receita Federal, ocasionando custos desnecessários e ruídos entre as partes incluídas na negociação.

Com o advento da DUE, a aplicação do CFOP e a ligação da informação ficou mais interligada entre a Nota Fiscal Eletrônica e o Portal Único. Uma grande dica para você, atentar para o Código Fiscal de Operações e Prestações, pois é fundamental para identificação da operação que será realizada.

Iremos seguir falando sobre os tipos de Código Fiscal de Operações e Prestações, abaixo.

Temos exemplos de CFOP de entrada e saída?

Sim, no texto abordamos esse assunto abaixo, a relação dos CFOP de entrada e saída:

  • Entrada – 1.000: Entrada ou aquisição de serviços do estado; 2.000: Entrada ou aquisição de serviços de outros estados; e 3.000: Entrada ou aquisição de serviços do exterior.
  • Saída – 5.000: Saídas ou prestações de serviços para o estado; 6.000: Saídas ou prestações de serviços para outros estados; e 7.000: Saídas ou prestações de serviços para o exterior.

Tipos de CFOP de saída?

No texto, vamos abordar o assunto CFOP e seus tipos nesta seção. Iremos descrever cada Código Fiscal de Operações e Prestações de saída, os mais importantes, um por um. Então, vamos começar:

CFOP 7101 – Venda de produção do estabelecimento.

O código é sobre venda de produto industrializado ou produzido pelo estabelecimento. A CFOP 7101 é classificada para vendas de mercadorias por estabelecimento industrial de cooperativa ou produtor rural de cooperativa.

CFOP 7102 – Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.

Agora, o código 7102 destina-se a venda de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros para industrialização ou comercialização.

CFOP 7127 – Venda de produção do estabelecimento sob o regime de Drawback.

O CFOP 7127 apresenta a classificação de vendas de produto industrializado amparado sobre o regime Drawback, seu Código Fiscal de Operações e Prestações correspondente da compra é 3127, compra para industrialização amparada na utilização de Drawback.

CFOP 7501 – Exportação de mercadorias recebidas com fim específico de exportação.

Bom, o código 7501 trata sobre a operação de exportações recebidas, anteriormente, com uma forma específica de exportação, sendo o código 1501 ou o código 2501. 

CFOP 7551 – Venda de bem do ativo imobilizado.

Sobre o código 7551 vai corresponder às operações de venda de bens integrantes do ativo imobilizado.

CFOP 7930 – Lançamento efetuado a título de devolução de bem cuja entrada tenha ocorrido sob amparo de regime especial aduaneiro de admissão temporária.

O código relatado, agora, é o 7930 que desenvolve a ideia de lançamentos efetuados a título de saída em devolução de bens cuja entrada tenha ocorrido sob amparo de regime especial aduaneiro de admissão temporária.

CFOP 7949 – Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado.

Agora, o código 7949 trata o assunto de outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores.

CFOP 5501 – Remessa de produção do estabelecimento, com fim específico de exportação.

Chegando agora, o código de 5501 que é sobre as saídas de produtos industrializados pelo estabelecimento, remetidos com fim específico de exportação a trading company, empresa comercial exportadora ou outro estabelecimento do remetente.

CFOP 5502 – Remessa de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, com fim específico de exportação.

O código 5502 tem a ideia de representar as saídas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros, remetidas com fim específico de exportação a trading company, empresa comercial exportadora ou outro estabelecimento do remetente.

CFOP 5949 – Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado.

Bom, ainda sobre o CFOP temos o 5949 que trata o assunto de outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores.

CFOP 6501 – Remessa de produção do estabelecimento, com fim específico de exportação.

No último CFOP da lista que apresentamos é o 6501, tratando sobre as saídas de produtos industrializados pelo estabelecimento, remetidos com fim específico de exportação a trading company, empresa comercial exportadora ou outro estabelecimento do remetente.

Como foi demonstrado cada processo deve se encaixar uma opção, assim evitando problemas futuros e atrasos no processo. É uma questão de classificar corretamente.

Para ter mais conteúdos assim, acompanhe nosso blog e nossas redes sociais. No YouTube possuímos um canal para ajudar vocês com mais conteúdos interessantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *