A Transformação Digital no Comércio Exterior

Um notebook, smartphone, um caderno e uma xícara de café em uma mesa.

A transformação digital já faz parte do nosso cotidiano, o que antes era algo pensado para um futuro próximo agora já é uma questão atual. 

No Comércio Exterior nós já estávamos passando por atualizações de sistemas que visam otimizar processos e tornar as importações e exportações mais ágeis. 

Hoje, vamos falar neste texto, sobre essas atualizações e como a transformação digital está ocorrendo no Comércio Exterior para alunos, professores e profissionais da área.

O que é o Portal único?

O Comércio Exterior envolve processos de compra e venda entre países que requerem diversos documentos e profissionais. 

Imagina você negociar com alguém lá na China, precisar verificar o câmbio, analisar os custos, emitir documentos, licenças e muitos outros requisitos.

Ao mesmo tempo que precisávamos de um processo mais otimizado para integrar essas diferentes atividades também precisávamos ter segurança nesses dados, afinal, estamos trabalhando com informações muito importantes.

De toda essa análise da necessidade de otimização de processos, com segurança e agilidade surgiu o Portal Único.

Um Portal que em um único endereço agrega diferentes documentos, registros e intervenientes do Comércio exterior. Intervenientes? Todos aqueles que atuam em alguma parte do processo do Comércio Exterior são intervenientes, como por exemplo, o despachante e o agente de carga.

Due, Duimp, LPCO Catálogo de Produtos e vem mais por aí!

Você leu as siglas acima e não entendeu nada? Eu lembro que vi a sigla DUE a primeira vez entre as exigências de uma vaga de assistente de comércio exterior. 

Pensei, mas o que é essa tal DUE? É simples!

  • DUE é a Declaração Única de Exportação, ela é o registro da exportação. 
  • DUIMP é a Declaração Única de Importação, o registro da importação.
  • LPCO é a sigla para Licenças, Permissões, Certificados e outros, ou seja, onde solicitamos liberações de órgãos anuentes.
  • Catálogo de Produtos é onde as empresas irão registrar seus produtos e fornecedores envolvidos.

Esses constam no Portal Único. Perceba que muitos processos já estão em um formato digital, mas como diz o subtítulo muito mais ainda está por vir. A transformação digital está ocorrendo de fato, hoje!

E como você estudante de Comércio Exterior se prepara para isso?

São tantas transformações ocorrendo que ficamos realmente perdidos, sem saber por onde começamos. Mas temos algumas alternativas que podem te ajudar.

Sempre que atualizações importantes ocorrem no Comércio Exterior, um site que nos ajuda muito a acompanharmos essas atualizações é o site do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços que agora é a Secretaria Especial de Comércio (SECINT).

Outra alternativa bacana, são cursos online, você pode fazer do lugar que preferir, normalmente tem valores bem acessíveis e são bem direcionados, por exemplo para DUE e Duimp.

Acompanhar nossos conteúdos também é uma super dica, a Visonet trabalha há 28 anos com tecnologia voltada para o Comércio Exterior. Estamos sempre de olho nas novidades e corremos aqui para te contar todas elas.

Um exemplo disso são os nossos simuladores de Comércio Exterior, que tal estudar sobre  DUE, Duimp e poder simular a criação desses documentos?

A ideia dos simuladores é essa, te possibilitar um contato com os documentos do Comércio Exterior já nos seus estudos, para você unir teoria e prática e poder assimilar ainda mais aprendizado.

Ficou curioso para saber como funcionam nossos simuladores? E como unimos Comércio Exterior e tecnologia por aqui?

Acompanhe nossas redes sociais e nosso blog para mais conteúdos como esse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *