Gestão de Comércio Exterior: O que é

Pessoas em volta de uma mesa e uma moça orientando os outros.

Você, profissional de Comércio Exterior, sabe gerir suas tarefas? O que necessita para isso? O profissional, nesta área, precisa conseguir analisar o que está ocorrendo internacionalmente, com utilização da visão econômica e política, com uma possibilidade de observar conflitos diplomáticos, assim caracterizando as relações comerciais. Mas, não esquecendo também, o profissional de Comércio Exterior executa tarefas como a compra e a venda de produtos e serviços entre empresas e governos de diferentes países.

O profissional de Comércio Exterior executa tarefas como a compra e a venda de produtos e serviços entre empresas e governos de diferentes países. Observando os acontecimentos internacionais, na visão econômica e política, também eventuais conflitos diplomáticos, para caracterizar mercados consumidores ou empresas fornecedoras.

Essas competências precisam de um boa gestão, assim ocorrendo uma organização dos processos, também facilitando os trabalhos no fluxo de comércio exterior.

O que é gestão de Comércio Exterior?

Bom, a gestão dos documentos de Comex precisa ser analisada com bastante cuidado, assim não ocorrerá erros com consequências no futuro, por exemplo, multas.

No passado, o profissional com a competência operacional para emitir documentos, controlar prazos, acompanhar regimes aduaneiros especiais e se relacionar com os integrantes da cadeia logística era o suficiente. Atualmente, o profissional, em um mercado complicado, necessita pensar mais na frente, utilizando uma visão mais estratégica e criativa.

Na crise, as empresas buscam profissionais com características de solucionar problemas, assim contribuindo com a redução de custos, garantindo a exatidão do processo e fluxo da operação aduaneira.

O que é Comércio Exterior 360º?

Comércio Exterior 360º é olhar e ter uma visão de diferentes perspectivas. Observar o lado do financeiro, administrativo, comercial, logístico e informático. Uma visão 360 graus do conhecimento de Comércio Exterior, não basta saber um ponto só, o profissional capacitado nestas áreas irá conseguir ir bem na sua carreira.

Uma visão financeira, você deve conhecer o real valor do produto, para conseguir negociar com qualidade e com exatidão.

Na visão administrativo conseguir utilizar a gestão das pessoas e elaborar relatórios para indicar o melhor caminho na operação.

No comercial possuir a competência de negociação de um produto e um serviço, assim gerando mais receita para a empresa.

A logística capacidade de monitorar o transporte, o frete. Nessa competência terá a possibilidade de acompanhar se as taxas e despesas aduaneiras estão sendo compradas corretamente.

Na vertente da informática possuir uma familiaridade com software, ferramentas, pois acabará utilizando no seu dia a dia de trabalho.

Para saber mais, acesse o nosso blog e nossas redes sociais. Acompanhe nosso YouTube também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *