Gestão de Comércio Exterior: O que é

Pessoas em volta de uma mesa e uma moça orientando os outros.

Você, profissional de Comércio Exterior, sabe gerir suas tarefas? O que necessita para isso? O profissional, nesta área, precisa conseguir analisar o que está ocorrendo internacionalmente, com utilização da visão econômica e política, com uma possibilidade de observar conflitos diplomáticos, assim caracterizando as relações comerciais. Mas, não esquecendo também, o profissional de Comércio Exterior executa tarefas como a compra e a venda de produtos e, também, serviços entre empresas e governos de diferentes países.

Essas competências precisam de um boa gestão, assim ocorrendo uma organização dos processos, também facilitando os trabalhos no fluxo de comércio exterior.

O que é gestão de Comércio Exterior?

Bom, a gestão dos documentos de Comex precisa ser analisada com bastante cuidado, assim não ocorrerá erros com consequências no futuro, por exemplo, multas.

No passado, o profissional com a competência operacional para emitir documentos, controlar prazos, acompanhar regimes aduaneiros especiais e se relacionar com os integrantes da cadeia logística era o suficiente. Atualmente, o profissional, em um mercado complicado, necessita pensar mais na frente, utilizando uma visão mais estratégica e criativa.

Na crise, as empresas buscam profissionais com características de solucionar problemas, assim contribuindo com a redução de custos, garantindo a exatidão do processo e fluxo da operação aduaneira.

O que é Comércio Exterior 360º?

Comércio Exterior 360º é olhar e ter uma visão de diferentes perspectivas. Observar o lado do financeiro, administrativo, comercial, logístico e informático. Uma visão 360 graus do conhecimento de Comércio Exterior, não basta saber um ponto só, o profissional capacitado nestas áreas irá conseguir ir bem na sua carreira.

Uma visão financeira, você deve conhecer o real valor do produto, para conseguir negociar com qualidade e com exatidão.

Na visão administrativo conseguir utilizar a gestão das pessoas e elaborar relatórios para indicar o melhor caminho na operação.

No comercial possuir a competência de negociação de um produto e um serviço, assim gerando mais receita para a empresa.

A logística capacidade de monitorar o transporte, o frete. Nessa competência terá a possibilidade de acompanhar se as taxas e despesas aduaneiras estão sendo compradas corretamente.

Na vertente da informática possuir uma familiaridade com software, ferramentas, pois acabará utilizando no seu dia a dia de trabalho.

Para saber mais, acesse o nosso blog e nossas redes sociais. Acompanhe nosso YouTube também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *