Entenda como funciona o Google Docs

Google Docs

Recentemente começamos aqui no blog e lá no YouTube uma sequência de conteúdos voltados para os professores que estão se adaptando a essa nova era digital.

E no nosso primeiro texto comentamos sobre ferramentas e tecnologias que nos ajudam muito com os alunos e as atividades a serem elaboradas.

Se você ainda não conferiu, não deixa de dar uma olhadinha por lá: Como entrar na era do professor digital?

Hoje, vamos falar de uma das ferramentas que comentamos anteriormente, o Google Docs.

Qual a funcionalidade do Google Docs e como ter um acesso?

Para ter acesso, basta você ter uma conta Gmail que é bem simples e lá no nosso canal do  YouTube você encontra um tutorial sobre como criar a sua conta. 

Feito isso, você terá acesso às funcionalidades do Google Docs que basicamente são: uma versão online do pacote office. Veja como aparecem essas funcionalidades:

Documentos – é a versão online equiparada do Word;

Planilhas – é a versão online equiparada  do Excel;

Apresentações – é a versão online equiparada do PowerPoint.

Com essas funcionalidades você pode criar arquivos de texto, planilhas e apresentações de todos os lugares sem ocupar a memória do seu computador.

Além das facilidades que tínhamos já no pacote office convencional, com a versão online equiparada você tem opções como:

Compartilhar

Essa opção serve para você compartilhar um arquivo definindo se a pessoa que irá acessá-lo pode apenas visualizar, pode editar ou se pode deixar comentários.

O que nos leva para a próxima opção que é muito útil para professores.

Comentários

Você pode deixar uma atividade de leitura por exemplo com a opção dos alunos comentarem. Com isso eles vão poder selecionar determinado trecho do texto e inserir comentários referente aqueles trechos.

Pesquisas online otimizadas

Quantas vezes estamos elaborando uma atividade e pensamos “uma imagem ilustrando esse conteúdo ficaria bacana!” , aí minimizamos o Word ou o Powerpoint e vamos lá no Google buscar, certo? Não mais!

Agora você consegue pesquisar imagens dentro do próprio arquivo, afinal agora tudo está online.

Mas eu já tenho atividades prontas, planilhas e apresentações e não quero refazê-las, e agora?

Você não precisa refazer essas atividades, você pode apenas Abrir essas atividades dentro do Google Docs. Que elas serão inseridas na versão online.

Se você tinha uma atividade em Word, insira dentro dos Documentos.

Se você tinha uma atividade em Excel insira dentro de Tabelas 

E se for uma atividade em PowerPoint insira em Apresentações.

Bem simples assim? Isso mesmo!

Essas foram apenas algumas dicas de como você pode utilizar o Google Docs para otimizar suas atividades e materiais de aula. 

Lá no nosso canal no YouTube você encontra um vídeo mostrando essas e mais dicas que podem te ajudar a esvaziar a memória do seu computador e ter tudo arquivado de forma segura e muito mais otimizada.

Gostou? Deixe nos comentários suas opiniões e sugestões para mais conteúdos e nos acompanhe para mais dicas como essa.

Fique por dentro do nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *