Logística: O que é?

Logística

Um assunto muito relevante dentro do Comércio Exterior e do comércio nacional também, é a área de logística.

Essa área é responsável pela operação integrada que viabiliza a distribuição de produtos de forma racionalizada mantendo o cuidado dos suprimentos, assim a empresa pode realizar um planejamento, coordenação e execução das atividades com o processo de controle em relação à compra de materiais para a formação de estoques, desde o momento de sua criação até seu consumo final.

Ou seja, todo o controle de como uma mercadoria vai ser armazenada, organizada e distribuída, assim mantendo um controle de estoque mais eficiente. Por isso, a logística é tão fundamental, imagina como seria confuso armazenar mercadorias sem padrões de organização e distribuição.

Mas como saber se esta área é uma boa opção para o seu perfil profissional? Nós separamos alguns pontos que os profissionais de logística costumam  ter e que podem te ajudar a decidir ou não por essa profissão.

  1. Liderança;
  2. Flexibilidade;
  3. Conhecimento Teórico e Prático;
  4. Raciocínio Lógico;
  5. Tecnologia;
  6. Relacionamento;
  7. Planejamento;
  8. Visão Estratégica;
  9. Visão Global;
  10. Capacidade de trabalhar sob pressão.

Bom, depois de descobrir a característica do cargo de logística, surge a pergunta em qual lugar posso trabalhar.

Onde trabalhar?

As opções de trabalhos na logística são muitas: trabalhar em empresas de logística, abrir seu próprio negócio, atuar em aeroportos, empresas de importação e exportação redes de varejo, indústrias, consultorias, etc. No comércio, na indústria ou na prestação de serviços, é possível atuar em diferentes setores da logística, tais como:

– Suprimentos/compras;

– Transporte;

– Armazenamento;

– Gestão de estoque;

– Tecnologia da informação;

– Seguro de cargas;

– Produção;

– Comércio exterior;

– Recebimento;

– Expedição;

– Conferência de produtos.

Como você pode observar diferentes áreas precisam do profissional de logística atuando no gerenciamento de suas mercadorias. Assim, você pode ter uma formação em outra área como Administração, Comércio Exterior e Engenharia de produção e atuar com demandas da logística. Para conseguir atender melhor essas demandas, você pode optar por cursar logística e ter mais essa formação ou ainda optar por cursos livres, técnicos e tecnólogos que irão possibilitar um foco maior na atuação que você busca.

E a Logística reversa, o que é?

A logística reversa é um conjunto de processos que utiliza meios para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação correta de resíduos.

Exemplos: Pneus, Óleos lubrificantes, Baterias automotivas, Embalagens de agrotóxicos, Eletroeletrônicos, Lâmpadas fluorescentes, Medicamentos vencidos, Construção civil, Vidros e E-commerce.

Logística x Comércio Exterior

O Comércio Exterior está diretamente ligado ao comércio internacional. O profissional fica voltado para operações que priorizam as atividades do Comércio Internacional, ou seja, sobre condições legislativas, administrativas e financeiras para a entrada e saída de produtos em um determinado país. 

A logística, por sua vez, trata das questões internas de uma empresa, tendo como preocupação a entrega, recebimento e distribuição de produtos. Seu trabalho pode estar ligado a importação e exportação, mas as principais atividades envolvem o transporte e notas fiscais. A logística é importante no comércio exterior para operacionalizar o deslocamento das mercadorias dentro e fora do país. 

Agora que você sabe a diferença entre as duas atividades, fica fácil escolher aquela que mais combina com você. Acompanhe nosso blog para mais assunto como esse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *