Como entrar na era do professor digital?

Professor Digital - Google Classroom

Estamos em um momento de mudanças de padrões, de hábitos e de formas de nos organizarmos. O mundo está mais digital do que nunca, e a sala de aula deixou de ser presencial para ser o computador de cada aluno. 

E como, você professor, pode entrar nesse fluxo atual em meio a tantas tarefas que precisam ser realizadas diariamente? Por esse motivo, nós iniciamos com esse texto uma série de conteúdos que visam ajudar nesse processo de entrar na era do professor digital.

Então, que tal começarmos pela tão comentada sala de aula do Google?

De fato essa ferramenta está ajudando muito os professores a levarem suas aulas para o digital. Mas você sabe como funciona essa utilidade do Google? Qual a forma de acesso dos professores e dos alunos? O que é necessário para começar? São várias perguntas e não é só você que está com essas dúvidas. 

Vamos então aos principais passos para levar suas aulas para o mundo online:

Você vai precisar de um Gmail

Para os mais acostumados com o mundo digital, isso já é bem natural, mas nem todos utilizam esse e-mail, inclusive alguns alunos utilizam e-mail de outros sites e você provavelmente vai precisar instruí-los de como criar uma conta Gmail. A boa notícia é: não tem mistério! É realmente bem prático e rápido criar uma conta por lá.

Depois de criar a conta Gmail eu faço algum cadastro para acessar a sala de aula?

Não precisa de mais cadastros para acesso a sala de aula, a sua conta Gmail já libera esse acesso. Para conseguir acessar o ambiente de sala de aula e criar sua primeira turma basta clicar na caixinha pontilhada no canto superior da tela:

Mas não é só essa facilidade que o Gmail oferece

Existem vários tutoriais explicando como criar uma turma no Google sala de aula, mas só trazer seus alunos para uma sala de aula virtual não resolve seus problemas. Tem todas as outras questões que envolvem essas turmas.

Como organizar material? Montar aula? Plano de aula, onde eu coloco? As tarefas vão vir para o meu e-mail? Se eu gravar um vídeo, eu disponibilizo onde? Tem que fazer cadastro no YouTube? 

E nenhuma dessas perguntas estavam na sua grade curricular da faculdade em meio às práticas pedagógicas não é mesmo? Pois é, sabemos!

A boa notícia é que o Gmail também libera o seu acesso para algo maravilhoso chamado “Google Docs”. Sabe o pacote Office, Word, Excel, PowerPoint? Você tem tudo isso online, sem pendrives perdidos na bolsa em meio às provas de alunos. 

Além de o Gmail também garantir seu acesso a plataforma do YouTube, não precisa de outro cadastro também, é só acessar.

Além  de diversas outras funcionalidades bem legais e super úteis. E claro, a própria sala de aula tem muitas opções voltadas para facilitar a vida do professor.

Por isso, estamos aqui!

Para trazer essas funcionalidades e ferramentas de forma simples e rápida, afinal também somos professores e sabemos do corre-corre de cada dia. 

Quer saber mais, confere nossos vídeos no YouTube.

Logo, voltamos com mais postagens para ajudar você a entrar nesse universo virtual e se tornar um professor digital.

Fique por dentro do nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *