Você sabe o que o curso de Comércio Exterior pode te oferecer?

Você sabe o que o curso de Comércio Exterior pode te oferecer

A chegada do vestibular representa o alívio de mais uma etapa concluída, mas também a necessidade de novas escolhas. E uma escolha que é muito importante nesse período é: escolher uma profissão a seguir. Se você está terminando o ensino médio este ano, você sabe do que estou falando. Para contribuir com essa preocupação toda estamos passando por uma pandemia e uma completa reestruturação do mercado de trabalho. Difícil escolher uma área a seguir nessas condições né?

Por isso, hoje vamos falar sobre Comércio Exterior, uma área profissional que tem tudo a ver com as novas mudanças que estão ocorrendo no mundo e que pode gerar ótimas oportunidades.

O que é exatamente Comércio Exterior e o que esse profissional faz?

Comércio exterior é a área profissional que trabalha com a compra e venda de materiais ou serviços do exterior,ou seja, de fora do nosso país. Quando precisamos comprar algo de outros países, falamos em importação, quando é o nosso país que vende para outros países falamos em exportação. Para ambos os processos, será necessário uma série de documentos e procedimentos, é isso que o profissional de comércio exterior faz. É ele que torna possível essa compra e venda entre países.

Então para trabalhar na área eu preciso falar inglês? Afinal, vou estar em contato com outros países?

Sim, é bem importante, mas calma você não precisa ver isso como um obstáculo enorme. A questão é que em muitas empresas esse contato com os fornecedores ou compradores de fora do país é feito por escrito, por e-mail basicamente, o que dá tempo de você pesquisar se tiver dúvidas de como falar algo. De qualquer forma, a documentação será na maioria das vezes em inglês e você terá que se acostumar com termos técnicos neste idioma. Mas o que queremos dizer aqui é que se você tem um inglês básico, conhece algumas palavras e está aprendendo você provavelmente já se sairá bem de início. O importante é manter o foco e ir sempre melhorando.

Legal, posso iniciar com o meu inglês básico e o que mais vou precisar estudar?

A área de Comércio Exterior é bastante ampla, mas de forma geral há alguns conteúdos que serão bem importantes que você tenha interesse em aprender, ou acabará se entediando muito rápido. São eles:

Direito – Você não precisa dominar todos os termos técnicos e entender cada código para cursar comércio exterior. Mas você tem que estar disposto a estudar um código específico ao menos, o Código Aduaneiro. É certo que em algum momento você precisará consultar esse código e é importante que você tenha familiaridade com ele. Na faculdade você terá matérias relacionadas ao Direito, então se você já gosta do assunto melhor ainda.

Economia – Uma constante na vida do profissional de Comércio Exterior é acompanhar o desempenho do dólar, a situação do Brasil com relação a outros países, se há novos acordos comerciais e quais são eles entre outros assuntos que envolvem economia. É bem importante buscar se manter informado sobre esses temas também.

Organização – Você irá trabalhar com documentos muito importantes e com prazos para realizar atividades, então conseguir se organizar é algo que fará bastante diferença no seu dia a dia.

Tecnologia – A cada dia que passa estamos em um mundo mais digital, ainda mais depois de entrarmos em isolamento social, ficou ainda mais evidente a necessidade de nos atualizarmos. O Comércio Exterior também vem passando por um processo de atualização significativo, otimizando processos e tornando a atividade do profissional dessa área cada vez mais digital. Entender essas mudanças fará toda a diferença para você como profissional da área.

E por onde eu começo?

Uma dica que pode te ajudar a esclarecer se o Comércio Exterior é realmente a área profissional que você quer, é dar uma olhadinha nas grades curriculares de algumas universidades e conferir os assuntos estudados. Pesquise sobre as principais importadoras e exportadoras do Brasil e observe como elas vêm desempenhando suas atividades. E uma dica que é muito válida para entrar um pouco mais a fundo no Comércio Exterior, é fazer cursos onlines sobre assuntos relacionados a área, assim você consegue vivenciar um pouco do que irá estudar na faculdade.

Lembra que comentamos das tecnologias e o desenvolvimento do Comércio Exterior em um sentido mais digital? As empresas exportadoras e importadoras vem renovando seus processos de importação e exportação. Um novo processo de exportação começou a vigorar em 2018, com um sistema totalmente online em que exportadores precisaram aprender a redefinir seus processos os adaptando a nova Declaração de Exportação – a DUE. 

Já nas importações, essa atualização ainda está ocorrendo,será um novo processo de registro de importações que se chama DUIMP.

Imagina você entrar em um mercado que está se atualizando, já dominando esses novos sistemas? Isso é possível! E os cursos são bem acessíveis. Aqui na Visonet inclusive, temos cursos online voltados para esses novos sistemas e processos do Comércio Exterior.

Assim você entende melhor como funciona essa área antes de entrar na faculdade propriamente e se caso esse não for seu caminho, você já terá identificado logo de início.

Se interessou? Acompanhe nosso blog e redes sociais para saber mais de Comércio Exterior e nos deixe saber quais são as suas dúvidas sobre o assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *