Cúpula do Mercosul e qual a sua importância

Mercosul

Você sabe o que é a Cúpula do Mercosul e qual a sua importância? Ela é a reunião dos representantes dos países e associados do Mercosul para tratar de diversos assuntos como acordos bilaterais.

O Mercosul (Mercado Comum do Sul) é a União Aduaneira entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, a Venezuela está suspensa desde 2017, por ruptura da ordem democrática e descumprimento de cláusulas ligadas a direitos humanos do bloco. Os países associados são Chile, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Guiana e Suriname.

Pra entender melhor o Mercosul recomendamos a leitura dos nossos posts Você sabe o que é o Código Aduaneiro do Mercosul? e Conheça As Principais Regras de Exportação No Mercosul!

Marcada para esta quinta-feira (05/12/2019), a 55° cúpula do Mercosul ocorrerá em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.

Objetivos da reunião

  • Assinar acordos diplomáticos, de acordo com a Agência Brasil, como proteção mútua de indicações geográficas, transporte de produtos perigosos, serviços financeiros, defesa do consumidor e reconhecimento recíproco de assinaturas digitais.
  • Brasil vai passar a presidência para o Paraguai, um sistema rotativo de qual país fica na presidência, em mandatos de seis meses, antes do Brasil a Argentina exercia a presidência do grupo.
  • Países convidados para a reunião Colômbia, Equador, Peru e Suriname para acordos entre países, assinatura de cinco acordos na serra gaúcha.

Cronograma do evento

Os principais eventos da cúpula ocorreram no Hotel & Spa do Vinho, em Bento Gonçalves:

11h: Reunião plenária da 55ª cúpula de chefes de Estado do Mercosul

12h30: Cerimônia de assinatura de atos

12h45: Fotografia oficial

12h50: Cerimônia de plantio das “Vinhas do Mercosul”

13h30: Almoço em homenagem aos chefes de delegação e de Estado

14h45: Declaração à imprensa

Importância

O governo brasileiro destacou no balanço das atividades da presidência rotativa do Mercosul o avanço nas negociações comerciais com outros países e blocos, na esteira do acordo com a União Europeia.

O Mercosul representa as atividades econômicas dos seus países membros, gerando benefícios, acordos e relações diplomáticas que favorecem o Comércio Exterior com nossas principais fronteiras, assim sendo, as decisões da Cúpula do Mercosul impactam muito nas questões econômicas brasileiras o que torna muito importante estarmos informados sobre suas negociações.

E você, está acompanhando a Cúpula do Mercosul? Deixe abaixo a sua opinião e dúvidas que você gostaria que fossem respondidas nos nossos próximos posts.

Acompanhe nosso blog para mais conteúdos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *