Passo a Passo: Como elaborar a DUE

Passo a passo Due

Você tem dúvida de como funciona o registro da DUE – Declaração Única de Exportação? Então vem conferir nosso passo a passo de hoje.

Antes de iniciarmos, recomendamos que você faça a leitura também do nosso post Declaração de Exportação: O que Muda Com a DUE, que vai ajudar a contextualizar o que será demonstrado aqui.

As telas utilizadas neste post são do simulador de exportação da Visonet, o Visodue. Sistema desenvolvido para possibilitar o treinamento de alunos e profissionais da área, simulando a interface e funcionalidades do Siscomex.

Vamos lá?

Veja abaixo a tela inicial da DUE com a opção “Elaborar DUE”.

Ao clicar nessa opção você será direcionado para a primeira página de preenchimento da DUE. Onde você irá preencher as “informações Gerais”. São elas:

Ao clicar nessa opção você será direcionado para a primeira página de preenchimento da DUE. Onde você irá preencher as “informações Gerais”. São elas:

CNPJ, forma de exportação, se esta exportação se enquadra em alguma situação especial, tipo de documento fiscal utilizado, e moeda de negociação.

Será também nesta etapa que você irá informar o “Local de Despacho”. Aqui é importante você observar algumas informações:

Na DUE ao selecionar a Unidade da RFB, você deve preencher na sequência o Recinto Aduaneiro. O sistema irá gerar a lista dos recintos existentes para cada Unidade da RFB. E para finalizar esta etapa informamos se há via de transporte especial e se há informações complementares que desejamos incluir na DUE.

A próxima etapa é a nota fiscal (uma ou mais notas fiscais):

Nesta etapa, você irá informar a chave de acesso da NF-e.

Feito isso, o sistema mostrará algumas informações já preenchidas com base na NFE.

Atente para os campos VMCV e VMLE, estes campos você deve preencher e para isso será necessário ter conhecimento dos conceitos que definem esses cálculos. Se você tem dúvida quanto a definição e cálculo do VMCV e VMLE confira nosso post – Descubra como calcular o VMLE e o VMCV

Finalizando, você informará o “Enquadramento”.

Após preencher todos os campos, clique em “Concluir Preenchimento de Item na DUE”. O sistema irá demonstrar o “Detalhamento dos itens”.

Observe na lateral da tela um “check” confirmando que os itens foram preenchidos corretamente.

Pronto, agora é só clicar em “Registrar” para finalizar o registro da sua DUE.

Você tem alguma dúvida que não foi respondida neste post? Deixe nos comentários e acompanhe nosso blog para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *