Comexlabs Dicas – Como ter uma rotina de estudos mais produtiva

Comexlabs

Hoje, no Comexlabs Dicas vamos falar sobre como ter uma rotina de estudos mais produtiva.

Sabemos que a rotina de estudante envolve muitos livros, conteúdos, datas de trabalhos e provas, tudo isso demanda tempo e organização. Se você estuda e trabalha, o que hoje é a realidade da grande maioria dos estudantes, sua rotina envolve mais atividades ainda.

Existem diversos aplicativos que prometem nos ajudar nessas tarefas. Mas se você está perdido na sua rotina diária, sem saber por onde começar e todas essas opções estão tornando sua busca por produtividade uma bagunça enorme, calma! Este post é para você.

Vamos começar dividindo nossa organização em três pilares principais:

Agenda – Conteúdo – Análise de atividades

Agenda

O primeiro passo é identificar todas as suas atividades. Faça uma lista de tudo que você costuma fazer ao longo do dia. Trabalho, atividade física, trânsito entre cada local que você costuma ir, se você é o responsável pela organização da casa quais são as atividades que você faz, se cozinha, limpa ou organiza seu quarto. Quais são suas atividades de lazer e em quais horários costuma ir dormir.

O segundo passo é listar todas as suas atividades de estudos, portanto, liste os horários das aulas, quais livros precisa ler, quais cursos você faz, quando são os períodos de provas e testes, quais pesquisas envolvidas e como são organizados os cronogramas dos seus cursos, por exemplo, se sua faculdade é por semestres, liste o início e fim de cada semestre, se você faz curso, liste se estes cursos são por módulos, quando começam e terminam.

Ao terminar de listar tudo isso você terá inúmeras atividades para organizar e este é o momento que mais costumamos nos perder.

Então, agora você irá organizar suas atividades por prioridades, quais atividades você realiza todos os dias com horários fixados, por exemplo, trabalho, ir para a faculdade, ir para o curso ou ir para a academia. Quais atividades você realiza todos os dias com horários flexíveis, por exemplo, aquele cursinho online, arrumar sua cama ou assistir um vídeo no youtube. E por fim, liste quais atividades você quer ter tempo para realizar, por exemplo, aquele livro que você precisa ler, a consulta que precisa marcar ou a prova que você precisa se preparar.

Com todas as atividades em mãos e sabendo quais são suas prioridades, vamos a primeira dica de aplicativo que daremos: Google Agenda

Comece inserindo as atividades com horários fixos, depois organize nos horários que você tem livre as demais atividades pela ordem de prioridade. Você pode inserir lembretes, escolher cores e personalizar o Google Agenda como preferir de uma forma bem simples.

Conteúdo

Atividades e horários organizados, agora fica a pergunta, onde salvar a lista de livros que eu preciso ler? Onde colocar meus resumos? Como não me perder com o número de artigos sugeridos pelos professores de cada disciplina?

Para responder essas perguntas falaremos do Trello. Se você ainda não conhece o Trello, vale a pena conferir nosso post sobre como organizar seus estudos com o Trello. Por lá você pode criar listas, organizar resumos, anexar artigos e muito mais. Essa ferramenta é excelente para organizar conteúdos e materiais. Com o Trello você consegue também organizar datas e lembretes, com um calendário bem parecido com o Google Agenda, porém indicamos o Google Agenda por motivos que você entenderá logo mais.

Análise de atividades

Com a Google Agenda você criou um cronograma de atividades e definiu lembretes para não esquecer o que é importante, com o Trello você criou uma base de listas e conteúdos organizados, e agora você já tem uma rotina definida e onde buscar cada conteúdo que você precisa.

Por que então, temos um último pilar chamado Análise de atividades? Porque você só vai entender sua rotina, entender onde está indo seu tempo e como melhorar seus hábitos, analisando suas atividades e se conhecendo melhor. E como fazer isso?

Nossa indicação aqui é utilizar o aplicativo SmarterTime. Esse é um aplicativo de gestão de tempo que permite importar a sua agenda no Google. O diferencial dele é que boa parte das atividades que você realiza não precisam ser informadas por você pois o próprio aplicativo identifica, você só precisa informar alguns dados de classificação de atividades e pronto. Além disso, ele também identifica lugares por onde você anda, horários que entra e sai, vai definindo automaticamente suas atividades, com isso você pode fazer seu planejamento uma vez por semana e deixar que o aplicativo gere os dados necessários no restante dos dias. Você só vai ajustando o que sair do planejado.

E a análise de dados? Essa parte é a mais legal desse aplicativo, ele gera gráficos e informativos para cada classificação que você definiu. Por exemplo, você pode criar uma subdivisão para Casa, outra para Faculdade e outra para Trabalho. Você vincula os aplicativos que acessa para cada uma delas, se você entra no Trello para ler aquele artigo da faculdade, no momento que você acessar o Trello o SmarterTime vai entender que você está em uma atividade da Faculdade.

Ao final da semana você consegue visualizar em quais atividades você colocou mais tempo e conseguindo ter uma autoavaliação.

Torne o planejamento semanal um hábito, defina suas prioridades e conte com os aplicativos aqui indicados para otimizar suas atividades. Com o tempo você vai perceber o quanto sua rotina fica mais leve, menos estressante e vai sobrar tempo para aquela lista de atividades que hoje você acha que não tem tempo para realizar.

E você, tem dificuldade de organizar as tarefas? Dificuldade de foco? Nos conte como este post te ajudou e quais outras dicas você gostaria de ler no próximo Comexlabs Dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *