Leitura: Guia Completo de Exportação Passo a Passo

Comexlabs

Hoje, o Comexlabs Dicas é uma indicação de leitura. O Guia Completo de Exportação Passo a Passo é um guia elaborado, divulgado pela equipe do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos (DPR) do Ministério das Relações Exteriores.

Por que ler este Manual?

Entre tantas opções excelentes da literatura e produção acadêmica do Comércio Exterior, por qual motivo escolhemos dar essa dica hoje?

Veja, alguns pontos abaixo que fazem dessa leitura um aprendizado que pode fazer toda a diferença no seu curso.

Didática

Todo o conteúdo do manual é muito bem explicado e organizado. Usando uma linguagem de fácil compreensão as explicações seguem uma ordem bastante clara e objetiva tornando o conteúdo acessível para diferentes tipos de alunos. Seja você iniciante ou quase formado, você conseguirá entender os conceitos que são passados.

Passo a Passo

Ao longo das explicações de cada conteúdo são dados ao leitor diferentes exemplos, listas de procedimentos, passo a passo para criar uma linha de raciocínio do que precisa ser desenvolvido. As listas transmitem quais pontos são mais relevantes para uma análise de mercado, passando por informações que não podem faltar nas documentações, até listas das principais características culturais a se considerar para cada país.

Diversidade de conteúdo sem perder a contextualização

Sabemos que o Comércio Exterior compreende muitos processos, muitos conceitos, análises e cálculos. Por este motivo é muito comum encontrarmos livros com diferentes temáticas: Negociação Internacional, Incoterms, Análise de Custos, entre outros. O legal desse manual é que ele agrega vários dos assuntos mais relevantes do Comércio Exterior, todos apresentados de forma sequencial fazendo com que ao longo da leitura seja possível construir cada etapa mentalmente.

Exemplos práticos

Você já leu bastante sobre a função da Invoice, Packing List, Certificados de Origem, mas ainda não sabe como são estes documentos de fato? O manual mostra exemplos destes documentos. Dá também um fluxograma completo da exportação, além de outros exemplos muito úteis como exemplos de modelos de e-mails para contato com importadores em português, inglês e espanhol.

Legislação, Bibliografia e indicações de sites

Extremamente importante para alunos e profissionais de Comércio Exterior é conhecer a legislação que rege as exportações e importações. O manual é bastante completo, mas se você for um aluno muito empenhado em se aprofundar ainda mais, você pode verificar a bibliografia e as indicações de site deste manual onde encontrará muitos outros conteúdos para estudar. A cada ano que passa aparecem atualizações, portarias, mudanças, notícias sobre diversos assuntos no Comércio Exterior, portanto, atualize-se sempre, um conteúdo, um livro e um e-book nunca é suficiente, o estudante e o profissional devem buscar contante conhecimento para se qualificarem no mercado de trabalho.

Um ponto fraco apenas?

Não exatamente um ponto fraco do manual, mas um ponto relevante de ser comentado é que o manual ainda apresenta o antigo RE – Registro de Exportação. Atualmente sendo utilizada a DUE – Declaração Única de Exportação, você pode ler sobre o RE para conhecimento, mas procure estudar sobre a DUE. Aqui no nosso blog você encontra material sobre o assunto que pode te ajudar, confira: Declaração de Exportação: O que Muda Com a DUE

E você, já conhecia o Manual Exportação Passo a Passo?

Ele está disponível para Download em formato PDF no link 

Gostou da indicação? Deixe seu comentário e nos acompanhe para mais dicas como essa no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *