Feiras Internacionais: O que você precisa saber

Feiras Internacionais

As Feiras Internacionais são eventos muito importantes para empresas que buscam internacionalizar seus negócios ou mesmo para aquelas que já estão no mercado internacional se manterem atualizadas e competitivas.

Neste post, listamos os principais pontos que devem ser levados em conta para você se organizar para estes eventos. Vamos conferir?

Análise de produto ou serviço

Existem diversas Feiras Internacionais voltadas para diferentes produtos e serviços. Parece ser um ponto básico fazermos uma análise de produto ou serviço, mas muitas empresas pecam nessa análise o que pode resultar em uma participação em feiras que não irão possibilitar um networking adequado para o seu negócio. Analise qual produto ou serviço deseja ofertar e quais países têm maior influência nas exportações e importações para este produto ou serviço.

Quais as principais feiras e como se manter informado?

Com uma análise já realizada e uma identificação do seu produto ou serviço você consegue ter uma visão mais clara de quais feiras buscar, e quais são os setores do mercado envolvidos.

Algumas feiras, no entanto, abrangem diversas áreas, você pode conferir uma lista de algumas delas no nosso post Conheça Os 5 Principais Eventos de Comércio Exterior.

Você pode conferir também o Calendário de Exposições e Feiras disponibilizado para download pelo Sistema de Exportações e Feiras.

O calendário é organizado em ordem cronológica com todos os eventos mensais e inclui também eventos e feiras nacionais. Se você está começando a internacionalização da sua empresa pode ser uma boa ideia verificar quais eventos acontecem próximo a sua cidade.

Análise do cenário internacional

Você já conhece bem o produto ou serviço que irá divulgar, já sabe quais são os principais eventos agora é o momento de entender qual o cenário político econômico do nosso país com o país que você deseja negociar?

Alguns países possuem acordos internacionais com o Brasil, o que pode reduzir muito seus custos nessas operações para isso confira nossos posts Conheça As Principais Regras de Exportação No Mercosul! e Acordos Internacionais de Comércio: quais os mais importantes?

Fatores culturais são muito importantes também, entenda qual a melhor forma de negociar nos países mais influentes para seu negócio. Uma aproximação inadequada em uma negociação pode ser um fator decisivo para fechar ou abrir portas.

O que expor e como expor?

O ideal é sua empresa começar visitando algumas feiras, apenas como forma de observar a dinâmica do local, interagir, fazer novos contatos e entender as principais inovações que podem fazer diferença na sua área de atuação. Para depois participar expondo seu produto ou serviço.

Cada feira conta com suas exigências e burocracias próprias, entre em contato com a empresa organizadora do evento e se informe de tudo que for necessário para a participação.

Em feiras internacionais que sejam fora do seu país é importante verificar a documentação necessária para levar amostras e produtos para exposição. Caso não tenha experiência em feiras você pode buscar uma assessoria para lhe auxiliar nesses trâmites, nossa equipe de serviços pode lhe ajudar com isso. Entre em contato pelo email contato@visonet.net ou pelo whatsapp: (51) 99537-8060.

Fundamental também é, com base no produto ou serviço analisado e no mercado internacional que se deseja conquistar, avaliar que tipo de material de divulgação utilizar, se amostras, banners, catálogo de produtos, o que terá maior impacto positivo no exportador ou importador que irá analisar seu negócio.

Sabendo analisar esses pontos principais você terá uma visão mais clara de como as feiras internacionais podem contribuir com a expansão do seu negócio e serem uma forma de gerar novas ideias para sua empresa.

Você já participou de alguma feira internacional? Nos conte sua experiência nos comentários abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *