Business Intelligence: como aplicar na sua empresa?

Business Intelligence

Você conhece o Business Intelligence?

Controle é a palavra do momento.  Competir em meio a um cenário de instabilidade mercadológica é um desafio cada vez maior.

Os concorrentes estão expandindo no mercado e os consumidores estão cada vez mais exigentes. As mudanças repentinas e improváveis no padrão de consumo e na economia demandam que gestores busquem estar sempre à frente das transformações, seja para evitar prejuízos ou aproveitar oportunidades.

E é nesse contexto que surge a Business Intelligence (BI), e será sobre ela que falaremos nas próximas linhas.

O que é Business Intelligence?

A coleta, organização, interpretação de dados e análise de mercado, de maneira ajustada à realidade da empresa e objetivos do negócio, de forma a direcionar a tomada de decisões.

Ao realizar essa ação deve-se estar munido de informações das diferentes áreas da organização, ou seja, dados dos setores de vendas, financeiro, custos.

Por isso é necessário realizar o levantamento dos investimentos e de todos os gastos e despesas.

Qual a importância e objetivos da Business Intelligence?

A BI é necessária pois ajuda a um melhor controle do negócio. Utilizando a Business Intelligence a tomada de decisões é feita com melhor fundamentação e a probabilidade de acertos é aumentada, ao transformar em inteligência os dados disponíveis.

O mero acúmulo de informações não contribui para a geração de lucros – em alguns casos ocorre o efeito reverso, já que a alimentação, retenção e manutenção demanda esforços ee investimento financeiro. A BI trabalha dando sentido a essas informações e utilizando-as em prol do sucesso organizacional.

Por que a Business Intelligence deve ser desenvolvida no seu negócio e quais são suas formas de aplicação?

Boa parte dos softwares de gestão e automação dão suporte à coleta desses dados e, na maioria das vezes, a empresa já os utiliza para outras finalidades, como para atender exigências fiscais.

Sistemas ERP, softwares de CRM e que ajudam a obter o ROI da área de Marketing são bons exemplo de locais em que podem ser resgatados, sendo que a maioria deles já os organiza, facilitando as ações de Business Intelligence.

No mercado já é possível obter ferramentas específicas para se trabalhar com BI, como é o caso dos softwares Tableau e Power BI.

Após essa etapa, deve-se proceder à análise dos dados, identificação daquilo que está fora das metas e objetivos da empresa, junto a cada uma das áreas e com participação de todos os envolvidos nos respectivos setores, em paralelo a isso, deve-se também realizar a análise de mercado.

Um bom exemplo do resultado da prática da Business Intelligence é identificar resultados ineficientes da área de Marketing, através de campanhas que não estão atendendo a expectativas.

O BI busca o controle do desempenho, através da análise de mercado, da comparação dos problemas existentes no presente e no passado e do confronto dessas situações com as diretrizes constantes no planejamento da empresa.

Nem sempre é uma boa ideia fazer por conta própria a Business Intelligence.

Existem no mercado consultores que trabalham especificamente na área de BI, Big Data e análise de mercado, o que facilita sua implantação,já que para realizar a inserção de novos conceitos é necessário haver mudança de comportamento dos envolvidos nas operações.

Pessoas com know how podem ter melhor desenvoltura na mobilização,além de possuir estratégias que podem facilitar os processos.

Toda empresa, independente do porte, deve praticar Business Intelligence, pois garante que os dados produzidos sejam utilizados de maneira relevante e a gerar retorno financeiro para o negócio.

BI pode ser vista como uma forma de utilizar produtivamente as informações que na maioria das vezes já existe nas empresas, auxiliando na geração de lucros e otimização dos processos.

Buscar auxílio de profissionais com conhecimento em BI, Big Data e análise de mercado é uma excelente estratégia para se ganhar tempo e agilidade.

Quer saber mais sobre o que há de novo no mundo dos negócios? Acompanhe nossas publicações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *