Seguro De Cargas: É Necessário? Quais Os Benefícios?

Se sua empresa trabalha com o transporte de cargas, seja para o comércio interno ou externo, deve ter como uma das maiores preocupações a garantia da melhor logística e segurança no transporte das mercadorias.

O seguro de cargas no Brasil não é obrigatório, entretanto, sua importância é de grande relevância, pois é capaz de auxiliar – e muito – na redução de uma série de preocupações associadas aos deslocamentos.

Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo para você, que deseja compreender melhor sobre o seguro de cargas e seus benefícios.

O que caracteriza o seguro de transporte de cargas?

O seguro de cargas caracteriza uma modalidade de proteção através da qual uma empresa de transportes busca minimizar a chance de ocorrerem prejuízos causados por imprevistos durante o transporte de uma carga dentro e/ou fora do país.

O que o seguro de cargas garante?

O seguro de cargas garante a cobertura a eventuais acidentes com as cargas, tais como perdas, avarias ou extravios que venham a ocorrer durante o processo de viagem, nos mais diversos modais de transporte: rodoviário, marítimo, aéreo, entre outros.

Quais são os tipos de seguro internacional de cargas?

As apólices são contratadas de forma distinta para dois tipos de transporte: nacional e internacional.

Transporte Nacional: A contratação do seguro de cargas para transporte em território nacional pode ser contratada via apólices avulsas, para cada viagem ou através de apólice aberta, sendo utilizada para várias viagens que são comunicadas uma a uma, por averbação, à seguradora.

O transporte da mercadoria pode ser realizado por frota própria, contratação de empresa transportadora ou transportador autônomo.

Esse tipo de seguro cobre prejuízos causados à carga durante o transporte, por quaisquer vias, em caso de acidente com o veículo. Cobre, ainda, o roubo de mercadorias transportadas, por meio de assalto à mão armada ou desaparecimento de carga. Entretanto, a cobertura contra roubo deve ser contratada adicionalmente.

Transporte Internacional: Além das eventuais perdas ou roubos, este tipo de seguro cobre impostos, frete e despesas diversas. Este tipo de seguro segue a estrutura dos contratos de importação e exportação.

O seguro visa, nesse caso, garantir maior segurança a sua cadeia de suprimentos (supply chain), através de apólices para cargas em exportação ou importação, a depender do tipo de  mercadorias e dos Termos Internacionais de Comércio (Incoterms).

Os Incoterms têm por objetivo melhorar a comunicação e alinhar o entendimento entre vendedor e comprador, em relação às tarefas de deslocamento da mercadoria do local de produção até o local de entrega.

As coberturas do seguro de carga podem ser integrais ou parciais, classificando entre Ampla A, Restrita B ou Restrita C.

Podem ser adicionadas as seguintes coberturas: Guerras e Greves, Embarque Aéreo Sem Valor Declarado, Adicional de Transbordo, Adicional de Classificação de Navios e várias outras.

Conheça os seguros obrigatórios para o transportador internacional

É importante lembrar que os seguros internacionais de cargas (mercadorias) não são a mesma coisa que os seguros obrigatórios aos donos de empresas ou meios de transporte. Os seguros apresentados abaixo dizem respeito aos seguros obrigatórios para as transportadoras.

RCTR-VI: O Seguro Responsabilidade Civil do Transportador em Viagem Internacional cobre danos causados à carga transportada. Garantindo que o dono do meio transportador não seja condenado judicialmente ou pague indenizações por um dano causado à carga, não havendo implicações ao importador ou exportador.

O seguro cobre a circulação dos meios de transporte utilizados nos países do Mercosul. Garantindo indenizações por perdas ou danos ocasionados por colisões, capotagens, tombamentos, explosões, entre outros, que podem ocorrer com a mercadoria de terceiros ao serem transportadas.

RCA-C: O Seguro Responsabilidade Civil do Armador – Cargas é obrigatório para transportadores marítimos, fluviais e lacustres, nacionais e internacionais.

Garante ao transportador, que utiliza exclusivamente vias aquáticas, o reembolso de indenizações que este tenha sido obrigado a pagar por prejuízos causados às mercadorias sob sua responsabilidade.

Por que contratar um seguro de cargas?

Uma apólice de seguros de cargas oferece proteção adicional para as mercadorias transportadas, bem como para sua empresa, aumentando o resguardo em relação aos riscos associados ao transporte.

Garantir a segurança e a proteção adequada a suas operações, seja em exportações ou importações, garante tranquilidade, segurança e protege o contratado e o contratante contra surpresas negativas que podem ocorrer durante o processo.

Você acha que o seguro de cargas é uma segurança necessária? Deixe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *